quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Realidade - Sistema penitenciário

          Boa quinta-feira caros leitores deste humilde blog, hoje irei falar sobre um assunto que é bem delicado, um dos vários cânceres que o nosso Brasil tem, o sistema penitenciário, segue abaixo uma opinião, critica, e uma pitada de sal a gosto, se bem que já é Setembro (-q).
É evidente o conforto dos cidadãos (-q)
   Quase que diariamente vemos a imprensa noticiar a falta de vagas nos presídios e o estado precário dos já existentes, fatos que deterioram ainda mais a expectativa de recuperação dos presos, e sabe-se do alto custo para a criação e manutenção dos estabelecimentos carcerários, determinando um terrível desgaste por parte da gestão pública.
   Porém, as soluções possíveis são diversas, todavia o que falta é vontade dos "homens de preto", vulgos políticos, para determinar o fim do problema. Uma das soluções pode ser encontrada na própria legislação criminal. Trata-se da adoção de penas alternativas ao invés de penas privativas de liberdade. É bom que se esclareça que isto não significa deixar sem punição os criminosos, mas sim aplicar-lhes penas condizentes com a gravidade de seus crimes.
   Não se pode confundir um homicida com um ladrão de galinhas, ou um sonegador de impostos com um funcionário que comete peculato. Os crimes são bem diferentes. A aplicação de penas alternativas é uma das soluções para o sistema penitenciário, porém, carece de meios de fiscalização e de profissionais capazes de exercer a função, mas que certamente custariam muito menos para o Estado do que investir em casas de reclusão, sendo que o retorno social e educacional seria muito mais proveitoso para a comunidade.
   Pois bem, assim finalizo o post de hoje, um tanto quanto tenso, mas é a nossa realidade, infelizmente. Um beijo na clavícula e um abraço no peito do pé, até semana que vem e passar bem. By: Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário