quinta-feira, 10 de maio de 2012

Crítica - Cotas nas faculdades

          Olá meus queridos leitores, hoje é dia de polêmica, tratarei de um assunto que de certa forma é um câncer no mundo, o racismo, e mais do que isso, criticarei hoje uma das formas que usam para praticar o racismo, pois para mim, as cotas raciais nas faculdades, são um racismo camuflado.
Exemplo de que negros são tão capacitados quanto qualquer um.
   Primeiramente, acredito que todos devem saber que existem cotas especiais para algumas pessoas entrarem na faculdade, como é o caso dos portadores de alguma deficiência, os índios, e os negros. No caso dos portadores de alguma deficiência, ou necessidade especial, eu concordo, que devem existir algumas vagas limitadas para este tipo de ser humano, quanto aos índios, não tenho muito conhecimento sobre a situação, no que diz respeito a alfabetização e escolaridade dos índios, então não sei se são justas as cotas reservadas a eles.
   Mas quanto aos negros, acho uma grande discriminação criarem cotas para eles, como se fossem menos capacitados do que os outros, como se tivessem um aprendizado diferente do que os outros, e todos nós sabemos que isso não é verdade. Falarei como se eu fosse branco, mas não sou branco e nem preto, sou moreno da cor do pecado (delícia), pois, todo mundo tem um amigo negro, um negro que more nos arredores da nossa rua, um não, vários, e sabemos que eles são tão normais ou inteligentes quanto nós, que não somos negros.
   Esta coisa de cotas para negros, é um racismo oculto, e ninguém percebe isso, cotas foram feitas para pessoas que tenham maior dificuldade para aprender, ou até mesmo competir com pessoas que são "normais", e negros são pessoas normais, então porque criar cotas para negros? Negros são tão ou até mais sadios do que nós que não somos negros, então acho completamente sem cabimento esta história de termos cotas para pessoas negras.
   Feito o pequeno desabafo, vocês podem comentar o ponto de vista de cada um nos comentários logo abaixo do post, se concordam ou não com meus argumentos, mas creio e espero que isso no minimo os levem a refletir, se isso não é realmente uma forma de racismo "camuflada" pela sociedade. By: Renan

3 comentários:

  1. Concordo absolutamente!

    Não há sistema de raças na constituição, e quanto a declaração, aqui no Brasil, qualquer um pode se declarar pardo, e DÚVIDO alguém provar o contrário, independente da cor da pele ._.

    Se é para haver um sistema de cotas, que seja para pessoas com algum tipo de deficiência...

    Eu estaria fazendo uma engenharia com minha nota se tivesse me declarado pardo, mas não vi necessidade do mesmo (mentira, na verdade era por ser em Alegrete e eu ter de ficar 5 anos longe dos parceria).

    Maaas, apenas minha opinião, é claro (:

    ResponderExcluir
  2. Não tenho uma opinião muito certa sobre cotas, porque acho que depende do viés que for analisado. Se for do ponto de vista que tu falou, a parte de inteligência, concordo contigo. Não podemos subestimar uma "raça" e dar umas vaguinhas pra ela, como se fossem coitados. (Quase) todo mundo tem capacidade mental para entrar numa faculdade.

    Mas talvez a grande questão não seja essa.

    Por exemplo, quanta gente que teria plenas condições mentais de entrar numa faculdade apenas não entra porque não tem condições financeiras?

    E quanto a cota do negro, não é por ser uma questão financeira. É mais uma questão de inserção na sociedade, mais pra dizer que "um médico negro vale o mesmo tanto que um branco". Como mostrar isso? Colocar um negro junto dos outros, acredito eu, como se fosse uma reeducação do olhar da sociedade de já ter pré-definido quem é melhor que quem.

    Enfim, cotas tem seu lado bom e ruim. É mais uma questão de saber enxergar.

    Beijo beijo ~

    ResponderExcluir
  3. Negros já nascem inseridos na sociedade, afinal nascem nos mesmos hospitais que nós, trabalham no mesmo lugar que nossos pais, e muitos crescem juntos de nós, convivemos com eles desde antes da escola, e quanto ao negro valer o mesmo que o branco, se tivermos cotas, isso não vai fazer sentido algum, pois se o negro vale o mesmo que o branco, porque ele não pode entrar na faculdade da forma "normal" como todos os outros? Porque é necessário criar cotas para ele poder entrar, se ele é igual a todo mundo? Fica a dúvida.

    ResponderExcluir