quinta-feira, 21 de julho de 2011

Crítica - Transporte público

          Como antecipado no post anterior, continuarei a falar sobre o transporte público, e serei mais direto nas críticas, na área que eu conheço muito bem (abraço pro Romário), o sistema de circulação dos ônibus e sua infraestrutura.
O ônibus mais moderno e sofisticado, o fruteirão.
   Por dois longos anos, tive a desagradável experiência de constatar o péssimo estado do sistema de transporte público aqui onde moro, na grande Porto Alegre, ainda utilizo o sistema de transporte público, mas com menos frequência. Eu tenho a certeza que os filhos da mãe dos empresários que atuam no ramo, não pegam ônibus. Porque se pegassem, não aguentariam 5 minutos naquele ambiente. Até mesmo um cego com câncer cerebral e gastrite crônica no pâncreas sabe que andar de ônibus não é agradável (momento WTF). 
   É aquele velho problema, as pessoas se preocupam apenas em encher os seus bolsos, no caso, os empresários, e quem paga por isso são os cidadãos, eu queria que por um dia, um dia apenas, as realidades fossem invertidas, e os empresários tivessem que andar de ônibus. Talvez assim se dariam conta da sua péssima administração, e pensariam mais pelo povo.
   Preço da passagem abusivo, para uma qualidade decadente no transporte, não bastasse isso, o clima entre as pessoas não é nada amistoso, muitos não respeitam o lugar que é destinado aos idosos e deficientes, outros se esquecem de uma coisa chamada "banho" e pegam o ônibus com aquela fragrância natural comparável a um gambá, enfim, o ônibus está longe de ser um lugar agradável.
   Me revolta uma realidade como essa, até porque, muitas pessoas dependem do ônibus para se locomover todos os dias, e mesmo com um transporte de pouca qualidade, não há muita opção, e o jeito é se conformar com o que se tem. Enquanto ninguém fizer algo, essa realidade não mudará. By: Renan

3 comentários:

  1. Pois é meu amigo, infelizmente esse problema das passagens abusivas e planejamento de transporte coletivo não se limita a sua remota terra, vejo como um problema real do país. Onde moro para somente andar na cidade que é o ônibus municipal o valor da passagem é de R$2,85. Como a cidade tem uma série de problemas de desenvolvimento, tendo o único e cabide empregatício a prefeitura e não tendo empresas ou qualquer incentivo empresarial a maioria das pessoas tem de procurar emprego na cidade vizinha ou no centro do Rj mesmo. Para a cidade vizinha que é Niterói para mim são 20 km só, o que dá no ônibus o máximo de 40 min.para chegar o valor da passagem é R$7,00. =O
    Para o Rj que apenas separa eh uma ponte o da uns 40 a 50 km, R$10,00.Ou seja, estamos lhe dando com uma máfia, que estámuito organizada e está explorando toda a população de trabalhadores do país. E toda essa situação é uma permissão dos governos de cada estado e de cada cidade, que lucram muito permitindo esse abuso a população. Enfim, espero que a população acorde e veja a sua infeliz realidade e a miséria que o capitalismo lhe oferece, vivendo uma vida de escravidão para que poucos usufruam uma vida de luxuosidade... e eles acreditam que comprar a geladeira de ultima geração em 48 vezes na Casas Bahia é ascenção da classe. =(

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Minas é a mesma coisa, gente pra caramba, passagem cara, péssimas condições de transporte e poucos ônibus com acentos para deficientes. Uma bela porcaria ambulante, eu diria.

    ResponderExcluir
  3. o pior foi quando um cobrador me disse que ia "me dar uma colher de cha" para passar na roleta, tudo isso porque aquela porcaria estava lotada...MAS O QUE QUE EU POSSO FAZER EU RPECISO DESSA PORCARIA...colher de cha, a vai faze teu serviço e cala boca....a me irritei, nada contra o emprego, é digno, mas poxa....ta parei ¬¬'

    ResponderExcluir