terça-feira, 16 de novembro de 2010

Atualidade - O calor chegou cedo

          Ontem, ao sair de casa, avistei um sol radiante e lindo. Junto a ele, sentia um enorme calor e um ar seco de nos fazer transpirarmos até mesmo inertes. Até ai, nada demais. O que é interessante de se observar é a velocidade da elevação de temperatura que ocorreu em poucas horas ocasionando, até o meio da tarde, temperaturas acima de 30ºC em diversas cidades gaúchas, chegando até a 40ºC em Santa Maria. 
   Isso tudo desconsiderando a sensação térmica que pode elevar a percepção de temperatura do ar, aumentando em até 5ºC o calor. Em Porto Alegre, os termômetros marcavam máximas acima dos 32ºC, ainda no inicio da tarde, e as probabilidades de aumentar essas temperaturas eram grandes. 
   O propósito deste texto não é informar as temperatura do estado e da capital, nem fazer uma previsão do tempo para o fim de semana, mas fazer um breve relato de como o nosso clima está irregular nos últimos tempos, sofrendo extremas variações. Hoje, por exemplo, começou a chover juntamente com ventos de velocidades acima de 70km/h. Enfim, recém estamos no meio da primavera e já sofremos com temperaturas elevadíssimas, sol escaldante, dias mais longos, dentre outras características do verão. Pois, então, não estamos no verão. Como será o verão de 2011? 
   Mas não é algo preocupante apenas o verão que está por vir ainda neste ano, fica a dúvida de como será os verões subseqüentes a este, se seguiram irregulares do mesmo modo das outras estações, com diversas variações em suas temperaturas. Fica evidente que toda essa alteração em nosso clima é conseqüência do aquecimento global e, este efeito, vem tomando proporções maiores a cada instante com cada vez mais rapidez. O pior de tudo isso é que os verdadeiros culpados, por toda essa poluição que vem destruindo com o mundo devido a camada de ozônio do nosso planeta, somos nós mesmos.
   Parece mais uma demagogia, só que se trata da realidade, prejudicamos nosso ecossistema e agora estamos sendo vitimados pelas conseqüências, pois está faltando é a conscientização que cada ser humano deve ter em relação as suas atitudes que podem modificaram o mundo no qual vivemos. By: Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário