quinta-feira, 22 de março de 2012

Opinião - Barra bravas

          Bom dia, boa tarde, boa noite. Como podem ver, troquei de dia com o Renan, queria fazer um post expressando minha opinião e dizendo algumas coisas sobre barras bravas, e antes de tudo, quero dizer o que é barra brava.
Geral do Grêmio, a mais temida.
   Barra brava é um jeito muito diferente de torcer do jeito que o torcedor brasileiro costuma fazer, as barras cantam sem parar, incentivam seu time em qualquer situação, como diz o termo "Alentar na boa e na ruim". Seus instrumentos são diferentes das T.O. (Torcida Organizada), usam murga, tarol, repinique. Usam trapos que para os brasileiros, são bandeiras que ficam penduradas no setor dos estádio onde se localiza a barra, tem tambem as barras, que são para ficar claro os trapos verticais que têm na Geral do Grêmio, por exemplo. 
   Eu sou gremista, e vou na Geral do Grêmio a muito tempo, vejo muitos de fora criticarem a barra, uns ousam dizer que a Geral é o câncer do Grêmio, pois desde que nasceu essa história de apoio incondicional, o Grêmio não ganhou nada. Tudo bem, já vi o Grêmio passar vergonha no Olímpico e eu estava na barra, cantando sem parar, não deixando o time de lado, enquanto esses que criticavam, davam as costas, e iam embora. Estes indivíduos não merecem meu respeito como torcedor.
   Algumas pessoas me perguntam, porque eu gosto tanto de barra brava, e eu respondo que, eu gosto desse tipo de torcida, e a Geral que é do meu time, posso dizer que é minha segunda vida. Me perguntam novamente, porque vou lá cantar, gastar dinheiro, me cansar e tudo mais, se os jogadores nem me conhecem, não estão nem aí para mim, e eu digo: Não vou lá para alentar jogador, vou lá para alentar o Grêmio, obviamente tenho que alentar o jogador, porque ele joga pelo Grêmio, mas o motivo de eu estar ali é o GRÊMIO. Então aconselho a quem nunca foi, ir um dia, isto se seu time tiver uma barra, pois a vida embaixo daquelas barras é totalmente diferente do que você pode imaginar.
   Por hoje é isto, obrigado pela compreensão, não sei se ficou ao gosto de todos, mas expressei o que tinha para falar sobre tal assunto, um beijo no joelho e até semana que vem. By: Igor

2 comentários:

  1. Belo comentario, faço parte da barra do Fluminense,a bravo 52, infelizmente aqui no Rio as barras sofrem muito preconceito, varias vezes somos xingados,chamam a gente de ''pela saco de argentino'' e outras coisas. Infelizmente a geral do Gremio perdeu um pouco o alento q tinha em 2006/2007,mas continua sendo a melhor torcida do Brasil,abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Sim eu frequento a Geral conheço todos da barra, convivo com isso, então eu sei bem como é e quando veem me falar algo eu digo, eu vivo o dia a dia do Grêmio então não discuta comigo. Quem é da barra sabe como são as coisas, não é nada facil, aqui agente não tem isso, até porque agente é fronteira com os caras, temos um sangue castelhano, é inevitavel, somos chamados aqui pelos nossos rivais de paga p** de argentinos, mas fazer o que a cultura barra-brava vem de lá...
    Enfim nós perdemos digamos o "encanto" daquela época vou te dizer o porque, culpa da policia, que nos proibe de entrar com guarda chuvas, sinalizadores, bobinas, bandeirões gigantes como o da "GERAL" e por outros motivos que não veem ao caso.
    Obrigado pelos elogios, e um abraço ! Igor

    ResponderExcluir