quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atualidade - Modinhas

          Como já havia adiantado no post passado, hoje falarei sobre o emocore, o mundo colorido, e algumas outras coisas relacionadas. Primeira coisa que tenho a dizer, é que, no início da década, ainda pouco se falava sobre emocore, e muito menos sobre bandas coloridas, que eu acredito ser a "evolução" do estilo emo. No cenário musical brasileiro, mais precisamente falando, no rock nacional, predominava bandas como Charlie Brown Jr, CPM 22, Detonautas, Raimundos, e muitos outros. Atrevo-me a dizer que era a época dos ovos de ouro.
   Foi então que, pessoas que tinham vidas sofríveis ou deprimentes, resolveram criar um novo estilo de rock, com letras emotivas em excesso, porém com um ritmo parecido do rock habitual. Surgia o movimento emocore, que rapidamente se alastrou ganhando imensa repercussão nas ruas e na mídia. Bandas como NX Zero e Fresno foram as pioneiras nesse novo mundo, que crescia cada vez mais, mas aí que me dou por conta: -Por que? -Pra que?
   Mas o pior estava por vir, aliás, veio: como se não bastasse o emocore, surgiram as bandas coloridas. E é neste momento que começo a refletir: -Bom, agora não tem como piorar, esse já é o máximo ponto dessas modinhas. Pois bem, mais uma vez o tempo me mostrou que eu estava errado, eis que surge um menino que se intitula cantor de hip hop, chamado Justin Bieber. Isso é um sacrilégio que não tem tamanho, como que um indivíduo desses tem o direito de achar que canta hip hop? O universo hip hop só pode estar com os dias contados, e hoje já não duvido de mais nada.
   Porém, como todo comentário que faço, tenho meus argumentos, e relatarei a vocês minhas conclusões sobre essas modinhas. Quanto ao emocore, tenho respeito, não gosto, como já deixei claro, mas é um estilo que já deu a tona no mundo todo. Desculpem-me se alguma palavra minha tenha ofendido alguém, mas deixo bem claro que o que digo aqui é uma opinião restritamente pessoal, e que todos têm o direito de concordar, ou não.
   Agora, quanto as modinhas, tais como bandas coloridas, Hori, Justin Bieber, entre outros, reuni três fatos estatísticos que explicam porque esses artistas estão fazendo todo esse sucesso, que é baseado nas características de seus fãs, claro que, quanto aos fatos que citarei, existem exceções.
   
Fato 1: Grande parte das pessoas que gostam das chamadas "modinhas" possuem menos que 16 anos, e apartir do momento que criarem maturidade suficiente, irão se sentir envergonhadas para o resto da vida por um dia seguir as modinhas. Os próximos fatos valem para quem possui mais que 16 anos;

Fato 2: Indivíduos que tem algum atraso mental ou imaturidade parcial/total também gostam das modinhas;

Fato 3: Cerca de 90% das pessoas que de alguma forma foram frustradas afetivamente, seja por motivo familiar ou amoroso, tendem a gostar de modinhas.

           Devo confessar que, se aplica a minha pessoa a última opção, porém, como todos já sabem, eu não gosto de coisas "passageiras". Estar na moda é importante, mas devemos nos respeitar e principalmente cultivar nossos princípios, pois ser afeminado está cada vez mais na moda, e o pior é que muita gente acompanha a moda sem ao menos se perguntar se isto está correto, simplesmente para causar ibope entre sua tribo, seu grupo social, enfim, isso é completamente constrangedor e me deixa bastante chateado, mas tenho esperanças de que um dia isso tudo será apenas lembranças de um passado sombrio e que não deixará saudade alguma. Nesses últimos dias, venho escutando uma série de anedotas sobre esse assunto, logo, irei postar essas frases para vocês poderem rir um pouco, ou não.

   "Se Restart é rock, Xuxa é heavy metal."
   "Se televisão fosse apenas preta e branca, Cine e Restart não fariam sucesso."
   "Emo não morre, vira purpurina. Os pobres, pois os ricos viram raio-laser." 

   "Se ema é bicho, emo é..." 
   "Os teletubies são os ancestrais das bandas coloridas." 
   "Restart é o balão mágico dos anos 2000." 

          Bom, por hoje era isso, volto a repetir que esse post não passa de uma opinião pessoal e peço que ninguém se ofenda com nada que foi dito aqui, pois todos somos livres para ter sua própria opinião, estilo de vida, e também o direito de concordar ou discordar de algo, agradeço mais uma vez a atenção de vocês e espero que tenham gostado do post. By: Renan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário